quarta-feira, 17 de abril de 2013

Jogo das cinco Marias



      Essa brincadeira é bem antiga, do tempo dos avós, é só perguntar para alguém mais velho o que são as cinco marias, que ele com certeza saberá a resposta.
     Para jogar esse jogo são necessária cinco peças, podem ser saquinhos com areia dentro ou até sementes de frutas, como por exemplo, caroço de pêssego. 

     Passos do jogo:

     1º ) Jogue as cinco marias no chão, escolha uma delas para jogar, de preferencia, uma que está perto de alguma outra, pois na hora de pegar as outras não se pode encostar nas demais. Logo após, a escolhida é jogada para cima e, com a mesma mão, escolhemos uma das outras marias. Se repete esse movimento até pegar todas.

     2º ) Jogue novamente as cinco marias no chão e escolha uma. Essa etapa é igual a primeira, só que ao invés de pegar uma de cada vez, se pega duas marias de vez.

     3º ) Nessa etapa, se joga as cinco marias no chão e se escolhe uma. Primeiro se joga ela para cima e se pega uma maria, depois jogue-a novamente para cima e pegue o restante das marias no chão, no caso as outras três. Sempre usando a mesma mão.

     4º ) Essa é a etapa mais fácil, se joga uma das marias para o alto e o restante se joga no chão, pegando rapidamente a maria que foi jogada.

     5º ) Aqui são jogadas as cinco marias no chão e escolhida uma, então se dobra os dedos em formato de "casinha", para empurrar as marias para dentro. Depois se pede para o outro participante escolher  uma das marias, essa vai ser a ultima que o participante vai colocar para dentro. Agora se joga uma maria para cima e durante isso, se tenta empurrar as outras para dentro da casinha, lembrando, que essa "casinha", feita com os dedos do jogar, não pode se mover.

     Ganha quem completar todas as etapas do jogo.

2 comentários:

  1. Nunca gostei dessa brincadeira, pois sempre perdia quando brincava com as amigas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkk Desisti, não! Treina 'boba'! kkkkk

      Excluir

você recebeu um comentário!