quarta-feira, 17 de abril de 2013

Pega-pega



        A brincadeira Pega-pega pode ser desenvolvida em qualquer lugar e existem diferentes formas de brincar, mas todos resumem em uma regra básica: um corre, o outro tenta pegar.    Essa brincadeira desenvolve a rapidez e a agilidade.







        Quantos jogadores: Pelo menos três jogadores 

        Onde se brinca: Este é um jogo para se brincar ao ar livre. Os melhores lugares para se jogar são quadras, galpões e ruas sem movimento. 

        Regras:
        Uma criança será o pegador ou caçador, e as outras, os fugitivos. Os participantes combinam as regras no início, decidindo o que servirá de proteção contra o pegador (chamada de pique, que pode ser um local, uma posição ou uma ação), o que será considerado ser pego e qual é o castigo para quem for pego 

        Diferentes formas de brincar: 

         Estátua ou pega-gelo: quem for pego deve ficar imóvel, só podendo voltar a se mexer se outro jogador tocar nele (essa regra não é obrigatória e deve ser definida antes do jogo começar). A brincadeira acaba quando o caçador conseguir pegar todos. 

         Agarra-agarra: o pegador deve agarrar os fugitivos. Quem for agarrado passa a ser ajudante do pegador. 

         Re-la-re-la: é considerado pego o fugitivo que for simplesmente tocado pelo caçador. 

         Pique-altinho ou Trepa-trepa: os fugitivos que subirem em alguma coisa (um banco, uma pedra etc.) estão protegidos do pegador. 

         Ajoelha-ajoelha, abaixa-abaixa ou abaixa-levanta: o pegador não pode atacar quem estiver ajoelhado ou agachado. Assim que o jogador levantar, porém, perde a proteção e tem que ser rápido na fuga. 

         Pique-corrente: quem for pego dá as mãos para o pegador e sai à caça com ele. A cada criança pega, o grupo caçador cresce formando uma corrente. 

        Pac-man: Desenha-se no chão um conjunto de caminhos em labirinto, como no saudoso jogo de videogame da década de 80. Os jogadores só podem andar dentro das retas. Um ou dois fazem o papel de caçador. Cada participante que for pego deve sentar no chão, tornando-se um obstáculo para os perseguidos. Apenas os caçadores podem pular as crianças sentadas. 


Fonte: http://crianças.hsw.uol.com.br/pega-pega.htm

Um comentário:

  1. As stated by Stanford Medical, It is indeed the ONLY reason this country's women get to live 10 years more and weigh 19 kilos lighter than us.

    (And realistically, it is not about genetics or some secret exercise and EVERYTHING to related to "how" they eat.)

    BTW, I said "HOW", and not "WHAT"...

    CLICK this link to see if this brief questionnaire can help you release your real weight loss potential

    ResponderExcluir

você recebeu um comentário!